Logo CEFSA

Alunos do 6º ano do Fundamental II participam de um juri simulado


terça-feira, 10 de setembro de 2019 às 8:47

No dia 16 de agosto, os alunos do 6º ano do Fundamental II participaram de um juri simulado para debater um tema, exercitar a expressão, a comunicação, o raciocínio, desenvolvendo o senso crítico e de justiça.

Cada sala do 6º ano recebeu um mascote que visava dinamizar as aulas de leitura na disciplina de Língua Portuguesa e as de Educação Socioemocional, os alunos deram uma identidade para o mascote por meio da criação de uma certidão de nascimento. Durante esse processo, alguns alunos solicitaram a troca do mascote, e outros acabaram adotando o mascotes antigo ‘abandonado’. O mascote adotado posteriormente teve sua guarda requerida pelos seus donos anteriores e esse foi o gatilho para que as turmas simulassem um juri para decidir quem afinal ficaria de vez com o mascote.

Os alunos das duas salas se mobilizaram junto a seus familiares da área do Direito para construir a tese de defesa e de acusação. Diante do exposto, convidamos a Orientadora Educacional para fazer o papel de juíza e um aluno representante de cada ano do Fundamental II para compor o corpo de jurados. Presenciamos uma aula de cidadania e respeito ao ver alunos do 6º ano apresentando argumentos que levaram o corpo de jurados a uma decisão soberana!

O mascote em questão teve sua guarda compartilhada entre as duas turmas. Cada turma será responsável pela guarda da mascote por tempos determinados pela juíza, inclusive com determinação dos períodos de férias.

Confira as fotos: